Devo ter um Logo Profissional para meu Negócio?
24 August 2022
Comunicação visual são os processos de transmissão e recepção de informações por meio de recursos visuais.
Embora possa ser combinada com a linguagem escrita ou sonora, a comunicação visual não precisa de qualquer texto ou som para trocar mensagens. As informações estão nas cores, formas, imagens, ilustrações, entre outros signos da linguagem visual, e na forma como eles são organizados e hierarquizados.
Esse tipo de comunicação está presente no mundo inteiro à nossa volta. Você pode perceber como o visual comunica quando vê os sinais de trânsito, por exemplo: a cor vermelha é sinal de que você deve parar, enquanto uma sequência de linhas paralelas brancas na pista indica onde os pedestres podem caminhar. Não precisa de palavra alguma para saber isso, não é?
Você também pode perceber a comunicação visual quando entra na casa de alguém. A decoração da sala diz muito sobre a personalidade dos moradores, não é? Você nota que a pessoa é mais descontraída se tiver móveis coloridos, quadros divertidos e certa bagunça no ambiente.
Dessa forma, você já consegue perceber como os recursos visuais são capazes de transmitir informações que nem as palavras conseguem explicar tão bem.
A comunicação visual deve ser uma prioridade do marketing nas empresas. Vamos ver agora as principais dicas para trabalhar a comunicação visual no seu negócio:
A comunicação visual não pode esquecer que é uma forma de comunicação. Ou seja, depende de um emissor e de um receptor que trocam informações e mensagens entre si. Por isso, a marca que comunica deve conhecer o receptor das suas mensagens: a sua persona.
Quais são seus interesses? Como a persona se comporta? Quais tipos de recursos visuais se comunicam melhor com ela? Conhecer a persona torna a comunicação visual mais focada, interessante e atrativa para o público e ajuda a criar conexão entre a marca e os consumidores.
Desenvolver uma comunicação visual eficiente requer conhecimento sobre semiótica, psicologia das cores, entre outras teorias da imagem.
Tudo isso pode parecer muito acadêmico — se você fez faculdade de comunicação ou design, certamente passou por esses conteúdos. Mas, mesmo sem formação nessas áreas, é importante entender os significados que estão por trás das escolhas visuais.
É disso que trata a semiótica, inclusive as teorias sobre cores, que também carregam significados e provocam sensações. Com esse conhecimento, você pode fazer escolhas mais conscientes na comunicação visual, para transmitir o que a sua marca deseja.
A poluição visual é inimiga da comunicação — a não ser que seja proposital para transmitir alguma sensação. Em geral, vale a regra: menos é mais. Por isso, procure simplificar as informações visuais que você quer transmitir.
Além disso, organize os recursos visuais na comunicação, entenda o que é mais importante e crie uma hierarquia. Dessa forma, você consegue transmitir mais rapidamente o que é mais relevante para a sua marca.
Se você quer impulsionar a comunicação visual no seu negócio, é preciso ter uma área dedicada a isso no seu negócio. Você vai precisar contratar designers ou publicitários, que são profissionais qualificados e experientes no uso de recursos visuais para comunicar ideias. Se não tiver esses profissionais na equipe, você pode terceirizar com agências especializadas, como a Dogma Print.
Não caia na armadilha de deixar a criação com o “sobrinho do dono”. Diante do ritmo que as redes sociais impõem atualmente, é comum que o design caia nas mãos de profissionais que não têm habilidades para isso. Mas, dessa forma, a comunicação da sua marca não vai transmitir profissionalismo e credibilidade.
A comunicação visual não pode ser tratada apenas como um acessório do marketing — ela está na essência da comunicação da marca com o público. No mundo atual, as imagens são ainda mais importantes para transmitir informações e provocar sensações com agilidade, a fim de estabelecer uma conexão imediata com o consumidor.
Por isso, o marketing de conteúdo, como uma das principais estratégias de marketing digital, também não pode ignorar a comunicação visual. Muitas marcas, porém, entendem que conteúdo se limita a textos, o que é um grande engano. recursos na sua estratégia digital.